Guia do Growth Hacker #9 – Community Building & Speaking Engagements

pense-como-um-growth-hacker

Se você viu nossos posts antigos falando sobre os canais diferentes de tração para growth hacking e também a estratégia Bullseye para escolher o melhor canal, então você sabe que faremos uma jornada através de cada um para te ajudar a explodir seu negocio! Descubra agora como fazer Community Building & Speaking Engagements

Alias, veja nosso ultimo artigo sobre Trade Shows & Existing Plataforms

Nosso objetivo é capacitar sua empresa para alavancar tração em seus canais de distribuição. Então fique ligado nos próximos conteúdos que faremos acerca desse mundo de estratégia de aquisição de clientes. Assine nossa newsletter e curta nossa fanpage

Há 19 canais diferentes para tração, dentre eles: SEO, SEM, viral marketing, etc. Os dois em sequência abordados no livro Traction, inclusive extremamente recomendado para aprofundar conhecimento do tema, são:

Community building

# Definição

O Community Building, como um Canal de Tração envolve o investimento nas conexões entre seus usuários, promovendo esses relacionamentos e ajudando-os a trazer mais pessoas para o círculo de sua startup/empresa. Você provavelmente conhece pessoas que não vão parar de falar sobre como útil Yelp é para escolher um restaurante, ou como TripIt é impressionante para o planejamento de viagens. Essas pessoas são conhecidas como evangelistas – usuários apaixonados que dizem aos outros sobre como um produto é incrível.

# Como construir uma comunidade Construir uma audiência inicial

  • Ter uma audiência existente para impulsionar seus esforços de construção da comunidade – Exemplo: Wikipedia começou com um pequeno grupo de usuários do grupo de usuários do Nupedia (um projeto anterior de enciclopédia on-line). O Stack Exchange é uma rede de sites de perguntas e respostas de alta qualidade, sendo o mais famoso o Stack Overflow. Joel Spolsky e Jeff Atwood fundaram a empresa em 2008. Ambos já eram “famosos na Internet:” Joel como o fundador da Fog Creek Software, e Jeff como escritor em codinghorror.com. Graças a seus blogs bem traficados, Jeff e Joel apresentaram suas ideias da Stack Overflow aos leitores que lhes deram feedback antes do site ser lançado. Eles até tiveram a votação da comunidade sobre o nome de Stack Overflow. Isso ilustra o poder de uma audiência existente, é uma experiência de inicialização atípica. Poucas startups conseguem obter 7.000 usuários após 6 meses.
  • Estabeleça Sua Missão – As pessoas querem se sentir como se fossem parte de algo maior do que elas mesmas: é por isso que você precisa ter uma missão se quiser construir uma comunidade incrível. Uma missão poderosa dá à sua comunidade um senso comum de propósito e os motiva a contribuir. Exemplo: Jeff Atwood disse: “Tivemos um manifesto e uma ideia do que queríamos realizar. E as pessoas compraram para a visão porque era sobre eles sendo incrível!”
  • Estimular Conexões – (através de fóruns, eventos, grupos de usuários, etc.). Ao incentivar seus usuários a se conectar em torno de sua inicialização da empresa, eles se sentem mais coesos como uma comunidade e podem vir com ideias que você pode não pensar por si só. Exemplo: Jeff Atwood disse que deixar de permitir conexões cruzadas foi seu maior erro na construção de Stack Overflow: “Quando as pessoas me perguntam qual foi nosso maior erro na construção de Stack Overflow. Eu posso honestamente e abertamente apontar para um enorme e ridículo erro idiota que eu fiz desde o primeiro dia de desenvolvimento … Eu não vi a necessidade de um lugar onde os usuários podem discutir como podem melhorar a comunidade.
  • Comunique-se com seus membros da Comunidade – Eles adoram ouvir de você o proprietário de inicialização. Você vai querer se conectar com seus evangelistas e deixá-los saber que você valoriza eles. Exemplo: Nos primeiros dias da Reddit, qualquer indivíduo que escreveu sobre reddit.com receberia um e-mail de Alexis Ohanian (o fundador), agradecendo-lhes pela sua escrita. Alexis também enviou camisas, adesivos e outros presentes aos primeiros usuários. Enviar e-mails e brindes é ótimo, mas nada supera a interação pessoal. É apenas mais fácil formar um relacionamento duradouro com alguém que você está compartilhando algum tempo. Dessa forma, a construção da comunidade funciona bem com outros canais, como eventos off-line e speaking engajaments. Essas ocasiões apresentam grandes oportunidades para os usuários se conectarem com você e uns com os outros.
  • Seja transparente – Ser aberto com sua comunidade é a melhor maneira de levá-los a comprar a sua missão. Exemplo: Jeff Atwood de Stack Overflow solicitou feedback a cada passo do caminho, e construiu o site que sua comunidade queria. Quando Stack Overflow foi lançado, o público já estava animado e tinha moldado a direção do site. Isso resultou em centenas de usuários nos primeiros dias, e milhares durante o primeiro mês.
  • Garantir qualidade  – O significado da qualidade depende do serviço oferecido pela inicialização. Exemplo: Yelp, pode ser a precisão de suas opiniões; Wikipedia, a utilidade de seus artigos; Reddit, a relevância de seus links e comentários. Cada fundador enfatiza a importância de manter a qualidade da comunidade. Observação: infelizmente, uma ocorrência comum é que a qualidade das comunidades começa forte mas vai se diluindo sobre o tempo enquanto os evangelistas saem ou começam a sair, afogados para fora por membros mais novos da comunidade. Esse declínio na qualidade geral da comunidade faz com que mais pessoas boas saiam, o que cria uma espiral descendente, da qual muitas comunidades não se recuperam. Para evitar este ciclo negativo, é importante focar na qualidade de início e definir padrões que podem ser mantidos à medida que a comunidade cresce.

# Community Benefits

  • Construção de ativos – Muitas comunidades são um ativo valioso para a empresa ou organização gestora. Exemplo: Considere Wikipedia: seu objetivo é compilar o conhecimento do mundo em um só lugar. Para alcançar esse objetivo, eles construíram o maior grupo de colaboradores e editores de conhecimento já reunidos.
  • Desenvolvimento de produtos – Os usuários também podem ajudá-lo a desenvolver seu produto real. Não só este tipo de comunidade melhorar o seu produto, mas eles vão te amar por lhes dar a chance de ajudar. Exemplo: Tom Preston – Werner, fundador do popular site de hospedagem de código GitHub, aponta que o código de fonte aberto gera publicidade gratuita e muita boa vontade. GitHub é amado por desenvolvedores em toda parte porque eles permitem que qualquer pessoa que trabalha em um projeto de código aberto para usar GitHub gratuitamente. Isso levou um monte de pessoas para sua adoção antecipada: quando um desenvolvedor queria trabalhar em um projeto paralelo, GitHub foi o primeiro lugar que veio à mente.
  • Inbound de Contratação nas Comunidades – são excelentes para recrutamento e contratação. Exemplo: No DuckDuckGo todos os que trabalhavam lá eram membros da comunidade DuckDuckGo primeiro. Ele chama essa contratação de inbound porque todo mundo vem da comunidade. As pessoas que vêm de sua comunidade já compram em sua missão.

Chris McCann da Startup Digest sugere que as empresas cuja função principal é a conexão de pessoas são melhor configuradas para tirar vantagem da comunidade. Se isso é uma coisa de comércio, uma coisa de investimento, qualquer que seja: quando o valor subjacente de uma empresa é reunir pessoas, e onde as pessoas importam no sistema, é aí que esse material da comunidade pode realmente decolar.

# Insight: Para você que tem uma ideia ou já está rodando ela e precisa que ela se escale e de inovação nesse projeto: Veja o e-book que preparamos para você abaixo:


Speaking Engagements

# Definição

Speaking Engajaments como um Canal de Tração pode ser bastante fácil de entrar para um proprietário de inicialização ou equipe. No livro Traction, ele sugere: “Comece por dar palestras livres para pequenos grupos de potenciais clientes ou parceiros. Falar em pequenos eventos pode melhorar sua capacidade de falar, dar-lhe alguma tração precoce, e espalhar sua história ou mensagem. É também bom para o crescimento pessoal se você nunca o fez antes: Mark Zuckerberg falou sobre como melhorar em falar em público melhorou muito sua capacidade de gestão.

É uma boa ideia dar pelo menos uma palestra, mesmo se você optar por não prosseguir este canal de tração. A outra opção se você tiver uma equipe de inicialização é avaliar a si mesmo e a força da sua equipe quando se trata de falar em público. Se um membro da equipe é naturalmente melhor em falar, então pode ser uma vitória mais rápida e mais agradável para esse membro da equipe para colocar o esforço neste canal de tração.

Dan Martell é o fundador da Clarity, uma plataforma de consultoria que conecta fundadores com empresários de sucesso. Ele falou com Weinberg e Mares sobre como obter tração através de compromissos de fala:

“Palestrar é engraçado. Você sabe para mim, é o conceito de velha escola. Ensino é o conteúdo marketing de toda estratégia: webinars, postagens de blog, e assim por diante. Eu olho para essas coisas como o futuro do bom marketing. A oportunidade de ensinar e estar na frente de um palco por 45 minutos apresentando sua empresa e sua história para potenciais clientes é tempo bem gasto. “

Este canal funciona bem se você lançar as pessoas certas, e eles ajudam a trazer tração para o seu negócio.

# Como realizar?

Então, se você nunca falou em uma conferência, como você recebe um convite? É mais fácil do que você imagina. Basta seguir estes passos:

  1. Ir para a conferência e conhecer o organizador em pessoa. A melhor maneira de fazer isso é concordar em fazer de graça. Você está fazendo um favor ao organizador e ele vai se sentir obrigado a devolver o favor em algum ponto. Isso pode parecer maquiavélico, mas não é. É apenas como ganhar amigos e influenciar as pessoas.
  2. Faça algo realmente criativo. Criar uma ferramenta de código aberto, use a web para ajudar uma instituição de caridade a levantar dinheiro, etc. Não importa, ele só precisa ser criativo e atrair atenção.
  3. Grave um vídeo de três minutos de uma palestra que você gostaria de dar sobre o projeto. Dicas para o vídeo: cabeça e ombro em pé, bom som, um fundo simples de cor (não a parede do seu quarto), iluminação decente e não ser chato. Este vídeo é sobre convencer o organizador da conferência que você vai ser um grande orador.
  4. Envie o vídeo para o organizador e diga que você criou algo realmente interessante, gravou um vídeo de três minutos de sua palestra. Você está disposto a pagar por seu próprio vôo, hotel e despesas. Tudo o que você quer é uma chance de realmente encantar seu público.

Se você tiver uma boa ideia para uma palestra e ver um evento que alinha com uma área de sua especialização, basta lançar a sua palestra para os organizadores do evento.

# Construindo uma Reputação

Além da experiência da indústria, organizadores da conferência vai querer ver que você é um orador decente. Se você não é bem conhecido como um orador, eles vão ser hesitante para reservar você (mesmo de graça).

# Obter valiosa experiência de falar cedo não é difícil

  • Comece falando de graça em espaços de co-trabalho, organizações sem fins lucrativos e conferências ou eventos menores.
  • Use essas aparências de menor escala para refinar suas conversas e construir sua reputação de falar. O mundo dos organizadores de eventos é relativamente pequeno e prestam atenção especial a quem está falando em eventos. Como resultado, você encontrará seu número de compromissos crescendo organicamente.
  • Exemplo: Como Dan Martell de Clarity diz: “Para se tornar um orador você tem que falar uma vez. Se você fala e você é bom, as pessoas na audiência vai pedir para você falar em outros eventos. É assim que acontece. Nunca me comercializei como palestrante; Não está em minha bio ou qualquer coisa. O que acontece é que você fala em uma conferência, as pessoas veem ou falam sobre isso, e você é convidado para outros. “
  • Se você fizer um bom trabalho em eventos menores, alavancá-los em palestras em eventos maiores, pedindo referências e usando shows passados como prova social.

# Diferentes tipos de eventos

Têm multidões diferentes e diferentes expectativas dos oradores. Existem alguns tipos de eventos que você deve estar ciente de: (de livro de Tração)

  • Premier eventos são bem considerados e assistiram a espetáculos nacionais ou internacionais. Muitas vezes, haverá apenas alguns destes por ano em uma indústria. Esses eventos exigirão prazos de entrega muito mais longos para apresentar uma proposta, geralmente de seis a doze meses.
  • Eventos regionais reunir os jogadores da indústria dentro de um dia de unidade. Dependendo do evento, espera aterrar um discurso de noivado cerca de dois a quatro meses antes do show.
  • Os eventos locais atraem residentes da cidade em torno de um tópico específico. Como mostra regional, os tempos de ligação podem variar mas são geralmente um a três meses antes do espetáculo. Os organizadores consideram timing, tópico e credibilidade ao selecionar um orador.

Ao estabelecer-se como um especialista em um tema adequado e apresentar propostas com muita antecedência, você maximizar suas chances de garantir um dos melhores compromissos de falar no show-alvo.

# Táticas de fala

  • Quando você começa uma conversa, o público geralmente está pensando em duas perguntas –
    • Por que você é importante o suficiente para ser o único a dar uma palestra?
    • Que valor você pode me oferecer?
    • Estas perguntas estarão queimando em suas mentes até que você os endereça, assim que responda imediatamente.
  • Depois de captar a atenção do público:
    • Mantê-lo com uma história atraente. Todas as conversas bem sucedidas contam uma história: caso contrário, o público perde o interesse.
    • Sua história é sobre o que a sua startup está fazendo, por que você está fazendo isso, e especificamente como você chegou até onde você está.
    • Tente descobrir as duas faixas que seus potenciais clientes podem estar interessados e ensiná-los sobre isso.
    • Dando uma série de palestras é útil, que lhe dá mais prática por conversa, o que ajuda a identificar pontos que podem não ser clicando com o público. Quanto mais praticado e confortável você for, melhores serão suas conversas e mais você poderá melhorá-las.

# Táticas de fala avançada

  • Alavancar as mídias sociais para alcançar as pessoas fora da conferência é uma tática semelhante. Rand Fishkin de Moz:
    • Tweets seus slides antes de cada apresentação, que permite que seus seguidores descobrir o que ele vai estar falando.
    • Postar um vídeo de sua conversa, já há algum zumbido e interesse em ouvir o que ele falou.
    • Aproveita as mídias sociais durante sua palestra. Ele pede a “atenção dividida” do público, o que significa que ele quer que eles twetem e compartilhem bom conteúdo de sua apresentação. Para facilitar isso, ele inclui seu identificador do Twitter em cada slide e pede que as pessoas tweet nele se realmente identificado com algo que ele disse. Desta forma, ele pode descobrir o conteúdo de seu público gostava mais, ao mesmo tempo, crescendo seu alcance.
    • Solicita um apelo à ação no final de suas apresentações. Este é um simples pedido do público – algo como pedir-lhes para se inscrever para uma lista de discussão ou para verificar um link onde eles podem ver seus slides. Esta tática diz-lhe se ou não membros da audiência encontrou a informação envolvendo o suficiente para agir sobre ele.
  • Construção de Relacionamentos – O principal motor para ser um orador em primeiro lugar é construir relacionamentos. Na maioria das conferências, há um jantar de alto-falante, onde os apresentadores se encontram e se relacionam entre si. Muitas vezes, esta pode ser a parte mais valiosa de uma conferência – você conhece outras pessoas e fazer conexões para eventos futuros. Semelhante a feiras, você também pode fazer a preparação antes do tempo com base em quem é provável que assistir ao evento onde você está falando.
    • Obtenha uma lista de participantes de organizadores de eventos e alcance as pessoas que você gostaria de conhecer.
    • Diga-lhes exatamente quando e onde eles estão falando e sugerem para se encontrar depois. Agora que eles ouviram falar, eles serão mais receptivos ao seu discurso.

Os fatos são se você é um criador startup, você precisa para passar a palavra sobre o seu produto e empresa. Speaking Engajaments são uma boa tração para fazer exatamente isso. É um dos poucos canais que podem rapidamente cimentar seu lugar em uma indústria. O desafio é: “Se você der o direito de falar no momento certo para as pessoas certas, ele pode fazer de você um líder do setor respeitado.”

 

Deixe um comentário