Guia do Growth Hacker #3 – Social and Display Ads & SEO

pense-como-um-growth-hacker

Se você viu nossos posts antigos falando sobre os canais diferentes de tração para growth hacking e também a estratégia Bullseye para escolher o melhor canal, então você sabe que faremos uma jornada através de cada um para te ajudar a explodir seu negocio!

Alias, não perca nosso ultimo artigo sobre SEM e Unconventional PR!

Nosso objetivo é capacitar sua empresa para alavancar tração em seus canais de distribuição. Então fique ligado nos próximos conteúdos que faremos acerca desse mundo de estratégia de aquisição de clientes. Assine nossa newsletter e curta nossa fanpage

Há 19 canais diferentes para tração, dentre eles: SEO, SEM, viral marketing, etc. Os dois em sequência abordados no livro Traction, inclusive extremamente recomendado para aprofundar conhecimento do tema, são SEO e Social and Display Ads:

SEO

Search engine optimization (SEO) é o processo de melhorar o rankeamento nos mecanismos de busca com o objetivo de atrair mais pessoas ao seu site. Simples assim. Porém, não tão simples na prática. Porque esse canal se torna importante? Porque quase todos que usam a internet procuram suas respostas em mecanismos de busca. 

# Dica: Na sua base, SEO é começado com estratégia de marketing de conteudo para atrair visitantes relevantes através de mecanismos de busca!

O SEO evolui para se tornar uma disciplina mais sofisticada. As marcas em todas as indústrias continuam a ver o impacto que a pesquisa orgânica pode ter sobre o seu crescimento, a otimização de mecanismos de pesquisa veio de um humilde começo para se tornar um reconhecido campo estratégico de marketing .

Abaixo estão os 5 itens essenciais que é sugerido que os profissionais de SEO façam para manter o ímpeto:

  1. Estratégia de mapa para audiência e informações competitivas
  2. Alinhe suas equipes de conteúdo e SEO
  3. Faça do Mobile SEO uma prioridade
  4. Encontre Medição e Relatórios que Funcionam
  5. Integrar dados de SEO entre equipes

Há duas abordagens de alto nível para escolher: Fat-head e estratégias de cauda longa. Ambas referem-se a diferentes partes da Curva de Demanda de Procura, que é um gráfico que descreve a relação entre o preço de uma certa mercadoria e a quantidade que os consumidores estão dispostos e são capazes de comprar a esse preço determinado. É uma representação gráfica de um cronograma de demanda. 

  Estratégia Fat-head  

Envolve tentar classificar os termos de pesquisa que descrevem diretamente a sua empresa. Por exemplo, uma empresa de cama especializada em camas de madeira pode tentar classificar para “camas de madeira.” A melhor maneira de determinar se uma fat-head SEO vale a pena é pesquisar os termos que as pessoas usam para encontrar produtos em sua indústria e, em seguida, ver se os volumes de busca são grandes o suficiente para torná-lo uma oportunidade de crescimento que vale a pena. 

  • Atualmente, o Google fornece uma ferramenta útil para esse processo, chamado Planejador de palavras-chave (parte do Google AdWords). 
  • Digite os termos de pesquisa que descrevem seus produtos e, em seguida, consulte os volumes de pesquisa desses termos. Obtenha palavras-chave ao olhar para os sites de seus concorrentes e ver quais palavras eles usam em seus títulos e cabeçalhos da página inicial. Se, no entanto, o produto é tão novo que não há nenhuma procura por ele ainda, uma estratégia SEO de cabeça de gordura não será tão eficaz. 

Se você encontrar palavras-chave com bom volume, teste-as comprando anúncios do Google para suas palavras-chave escolhidas. Se esses anúncios forem convertidos, você terá uma indicação de que o SEO pode ser um canal de crescimento forte para essas palavras-chave. Em outras palavras, não faz sentido perder tempo em palavras que não produzem tração.

  • O próximo passo na seleção de palavras-chave é determinar a dificuldade de classificação altamente para eles. Usando ferramentas como o Open Site Explorer, determine o número de links que os concorrentes têm para um determinado termo.
  • Uma vez que você tenha resolvido em alguns termos que irão mover o impulso, existem apenas dois passos à esquerda. Primeiro, oriente o site em torno dos termos que você escolheu. Se você é um site de software de contabilidade e “software de contabilidade de pequenas empresas” é o seu termo principal, incluir essa frase em seus títulos de página e site principal.
  • Em seguida, você deseja outros sites para vincular ao seu site, idealmente usando os termos que você deseja classificar. Quanto mais links que utilizam os termos que você deseja classificar, melhor. Um artigo pode ler algo como “XYZ Empresa libera versão do software de contabilidade de pequenas empresas” (onde ____ denota o link).

  Long-tail strategy

Envolve tentar classificar para termos mais específicos com volumes de pesquisa mais baixos. Mesmo que essas pesquisas tenham volumes menores, no agregado, elas representam a maioria de todas as pesquisas. Determinando qual estratégia usar, você deve ter em mente que a porcentagem de cliques que você obtém diminui drasticamente conforme você se classifica mais baixo em uma página de resultados de pesquisa.

 

 

Apenas cerca de dez por cento dos cliques ocorrem além dos primeiros dez links, portanto, você deseja estar o mais alto possível na primeira página. Em outras palavras, sua capacidade de classificação na primeira página deve ser um fator decisivo na decisão de prosseguir uma determinada estratégia de SEO em tudo.

  • Google Keyword Planner é a primeira maneira de avaliar se uma estratégia de SEO cauda longa pode ser eficaz para você. Mas desta vez você está buscando informações sobre termos mais específicos de cauda longa.

  • Uma segunda maneira de avaliar uma estratégia de SEO de cauda longa é olhar para o software de análise que você tem em seu site (como o Google Analytics ou o Clicky). Esses aplicativos informam alguns dos termos de pesquisa que as pessoas estão usando para acessar seu site agora.

Se você não tiver qualquer conteúdo que está atraindo usuários para o seu site por meio de palavras-chave de cauda longa, você tem duas opções. Primeiro, você pode criar alguns e ver quais termos de pesquisa estão trazendo pessoas para seu site. Em segundo lugar, olhe para os sites dos concorrentes para determinar se eles estão ficando significativo tráfego SEO de cauda longa.

# Nota: Há dois sinais de que eles têm bom tráfego:

1. Eles têm um monte de páginas de destino. Você pode ver que tipos de páginas estão produzindo pesquisando o site: domain.com em um mecanismo de pesquisa. Por exemplo, se eu quisesse ver quantas páginas de destino o Moz criou segmentando palavras-chave de cauda longa, eu poderia pesquisar site: moz.com e ter uma idéia de quantas páginas de destino elas têm. 2. Confira Alexa busca rankings e olhe para a percentagem de visitantes seus concorrentes estão recebendo de pesquisa. Se você olhar através dos concorrentes e um site recebe muito mais visitantes da pesquisa do que outros, você pode imaginar que eles têm algum tipo de estratégia de SEO.

# Long-Tail SEO Táticas

Basicamente produzir muito conteúdo de qualidade. 

  • Você pode implementar essa tática projetando uma página de destino padrão com algum conteúdo básico e uma estrutura de layout simples.

  • Em seguida, use oDesk ou Elance para encontrar freelancers dispostos a churn para fora artigos direcionados para tópicos de longa cauda que seu público está interessado em.

  • Uma tática que startups ter sucedido com (especialmente se o seu produto envolve geografia de qualquer forma) é escolher várias palavras-chave e alvo-los com conteúdo geograficamente modificado.

   Automation 

Outra maneira de abordar a cauda longa SEO é usar o conteúdo que naturalmente flui do seu negócio. Para avaliar se você poderia usar esta tática, pergunte a si mesmo: que dados coletamos ou geramos que outras pessoas possam achar úteis? Grandes empresas foram construídas desta forma: Yelp, Trip Advisor, Wikipedia ganharam a maior parte do seu tráfego através da produção de conteúdo de cauda longa.

  Link Building  

Se você perseguir uma fat-head ou longa cauda, SEO se resume a duas coisas: conteúdo e links. Quanto mais alinhado o seu conteúdo estiver com as palavras-chave segmentadas, melhor será a classificação.

  • Conteúdo Link-Worthy: Existe uma diferença entre a criação de conteúdo incrível que se espalha fácil e contratação de freelancers para escrever artigos de calhas para palavras-chave de cauda longa. Ambos são estratégias válidas, mas há uma grande diferença na qualidades.

  • Criar conteúdo incrível neste contexto é torná-lo notável o suficiente que as pessoas realmente linkem para ele. Sugere-se o uso de infográficos, slideshows, imagens e pesquisas para conduzir.

 # Dica: SEO deve ser parte de um site sempre, melhorando continuamente a sua capacidade de fazer uma marca (e seu conteúdo) ser mais visível e criar uma melhor experiência para os usuários. Você não pode dominar SEO em um dia, tão quão qualquer estratégia de growth hacking mas você pode resolver fazer pequenos passos em cada uma das áreas de SEO que fará seu site melhor e seus esforços mais impactantes.


Social and Display Ads

Para terminar esse artigo de growth hacking, os anúncios sociais e de display são um dos canais de tração maiores. Bilhões de dólares marcas como Rolex, American Apparel e outros nomes familiares pagam milhões por ano para anúncios que empurram sua marca para a vanguarda das mentes dos consumidores. No total, as empresas gastam US $ 15 bilhões por ano nesse canal de tração.

# Insight: Está a procura de investir em um projeto/ empresa e pretende inovar?

Guia de Inovação

 

Os exemplos mais familiares de anúncios sem SEM (Search Engine Marketing) são:

  • Anúncios de banners (também conhecidos como publicidade gráfica) que você vê em websites em toda a Internet. As campanhas publicitárias em grande exibição são frequentemente usadas para branding e conscientização, bem como anúncios off-line. No entanto, exibir publicidade também pode obter uma resposta direta, como se inscrever para um e-mail, boletim informativo ou comprar um produto.
  • Social ads (Como aqueles perto de sua linha do tempo do Facebook ou tweets promovidos em seu Twitterfeed) explodiram em popularidade como mais pessoas passam tempo em sites sociais. Os anúncios sociais são melhores quando abordados indiretamente, onde você cria um público-alvo, se envolve com esse público ao longo do tempo e, eventualmente, os converte em clientes.

A maior parte da publicidade display é gerida por redes publicitárias que agregam inventário publicitário através de milhares de sites (blogs, sites comunitários, etc.) e vendem esse espaço aos anunciantes. Para anunciantes, eles podem comprar anúncios em vários sites por meio de um único serviço. Ao mesmo tempo, os sites podem monetizar seu conteúdo trabalhando com apenas uma plataforma.

# Large Ad Networks As maiores redes de anúncios gráficos são a Rede de Display da Google (também conhecida como rede de conteúdo), a Advertising.com (propriedade da AOL), a TribalFusion, a ValueClick e a Adblade. Cada uma dessas redes tem acesso a sites que agregam e recebem centenas de milhões de visitantes mensais únicos. Eles têm recursos de segmentação que permitem alcançar tipos específicos de dados demográficos e oferecem uma variedade de formatos de anúncio como texto, imagem, interativo e vídeo.

 A rede de exibição do Google sozinha tem mais de 4 bilhões de páginas vistas por dia, 700 milhões de visitantes mensais e atinge mais de 80% do público online total.

  Como usar Display Ads como um canal de Tração  

Teste seus anúncios com diferentes dados demográficos, diferentes mercados e diferentes posicionamentos de produtos. Testar anúncios em grupos de 5 e procurar locais onde as conversões estão abaixo de 10%. Se for esse o caso, é provável que haja uma incompatibilidade entre os anúncios e a página de vendas, e por isso você deve ajustar ou parar de executá-los completamente. Use ferramentas de pesquisa para perguntar aos usuários em suas páginas de destino por que optou em uma oferta, para melhorar suas páginas de destino.

  • Niche Ad Networks  

As redes de anúncios de nicho se concentram em sites menores que se ajustam a determinados públicos-demográficos, como amantes de cães ou fanáticos da Apple. Uma dessas redes é The Deck, que tem como alvo o público-alvo de criativos da Web e impõe uma regra de apenas um anúncio por página.

 

 

Como um anunciante, você sabe exatamente o público que você está alcançando. Outra rede, BuySell Ads, oferece aos anunciantes uma plataforma de autoatendimento para a compra de anúncios diretamente dos editores. Com sua flexibilidade e baixo custo inicial, o BuySell Ads é uma maneira fácil de começar a testar este canal de tração.

  • Direct Ads  

A última abordagem para exibir publicidade é uma das mais simples: ir diretamente para os proprietários do site e pedir para colocar um anúncio em seu site por um preço fixo. Isso funciona bem quando você deseja alcançar o público de um site pequeno que não está sequer exibindo anúncios. Se aproximar de blogueiros cujos leitores provavelmente gostariam do seu conteúdo e se oferece para pagar para colocar um banner no seu site. 

# Dica: Para começar, entenda os tipos de anúncios que funcionam na sua indústria. Ferramentas como o MixRank e o Adbeat mostram os anúncios que seus concorrentes estão executando e onde os colocam. Alexa e Quantcast podem ajudá-lo a determinar quem visita os sites que apresentam anúncios de seus concorrentes. Em seguida, você pode determinar se a audiência de um site é o ajuste certo para você.

  Social Ads  

O livro Traction esclarece a diferença entre pesquisa e anúncios sociais em termos de demanda colheita e geração de demanda.

  • Demanda Colheita – Os indivíduos estão procurando um produto (demanda), e as empresas pagam para obter sua atenção (colheita). 
  • Social ads, Em contrapartida, trabalham especialmente bem para geração de demanda, por exemplo, gerando interesse de novos clientes potenciais. O objetivo dos anúncios sociais é, muitas vezes, orientado para a conscientização e não para a conversão. Uma compra ocorre mais abaixo na linha.
  • Começando – Uma forma startups pode fazer isso é através da criação de conteúdo atraente. Em vez de direcionar os usuários para uma página de destino, faça com que seu anúncio explique por que você desenvolveu um produto específico, explique sua missão mais ampla ou tenha outra finalidade além de concluir uma venda. Você só deve por dinheiro de publicidade social quando você entendeu que um incêndio está começando em torno de sua mensagem e você quer colocar mais óleo sobre ele.
  • Com as plataformas sociais, o ônus do sucesso é sobre o anunciante em oposição à plataforma. “Criar experiências sociais envolventes é outra maneira de ter sucesso em sites sociais. Warby Parker fez isso bem. Eles vendem óculos pelo correio, deixá-lo experimentá-los e, em seguida, enviá-los de volta gratuitamente. Quando você recebe seus óculos, eles incentivam você a postar fotos de si mesmo para sites sociais para feedback dos outros. É um processo divertido, útil e envolvente. Publicidade social muitas vezes vai de mãos dadas com o marketing de conteúdo. Se você investiu tempo e energia criando um grande pedaço de conteúdo, gastando um pouco de dinheiro para garantir que o conteúdo obtenha ampla distribuição faz sentido.
     

Redes para se considerar 

  • LinkedIn – A rede social do LinkedIn é composta por mais de 250 milhões de profissionais.

  • Twitter – O Twitter também tem cerca de 250 milhões de usuários. Os anúncios do Twitter vêm na forma de tweets patrocinados que aparecem nos feeds dos usuários.

  • Facebook – Facebook tem mais de um bilhão de usuários ativos em sua rede social.

  • StumbleUpon – Com mais de 25 milhões de usuários, o StumbleUpon tem uma grande base de usuários em potencial procurando conteúdo novo e envolvente.

  • Foursquare – Com mais de 45 milhões de usuários, Foursquare é a maior rede social baseada em localização.

  • Tumblr – Tumblr é tudo sobre ajudar seus 100 + milhões de usuários a descobrir conteúdo de alta qualidade.

  • reddit – Com mais de dois bilhões de páginas vistas mensais e uma comunidade próspera, reddit é um dos sites de conteúdo mais populares do mundo.

  • YouTube – Com mais de um bilhão de visitantes únicos mensais assistindo mais de quatro bilhões de horas de vídeo, o YouTube é de longe o maior site de vídeo do mundo.

 # Nota: Não tome decisões baseado em se você conhece ou não a rede. Procure aquelas onde seus clientes estejam e a utilize para atrair novos usuários! Growth Hacking é uma estratégia que deve ser baseada em experimentação.


# Toda segunda postaremos um artigo de growth hacking falando sobre dois canais até chegar aos 19. Então se você se importa com seu negócio e quer fazer ele ser impulsionado, não perca o conhecimento diferenciado. Assine nossa newsletter e curta nossa página!

 

Nos vemos em breve!

Deixe um comentário