Guia do Growth Hacker #1 – Targeting Blogs & PR

pense-como-um-growth-hacker

Se você viu nossos posts antigos falando sobre os canais diferentes de tração para growth hacking e também a estratégia Bullseye para escolher o melhor canal, então você sabe que faremos uma jornada através de cada um para te ajudar a explodir seu negocio!

Nosso objetivo é capacitar sua empresa para alavancar tração em seus canais de distribuição. Então fique ligado nos próximos conteúdos que faremos acerca desse mundo de estratégia de aquisição de clientes. Assine nossa newsletter e curta nossa fanpage

Há 19 canais diferentes para tração, dentre eles: SEO, SEM, viral marketing, etc. Os dois primeiros abordados no livro Traction, inclusive extremamente recomendado para aprofundar conhecimento do tema, são public relations e targeting blogs. 

Targeting Blogs

O primeiro canal abordado no livro Traction, e um dos mais utilizados em período inicial de uma startup é o Targeting Blogs. Por quê? É uma das estratégias mais eficientes para ganhar sua primeira leva de clientes. Porém, difícil de escalar depois de um tempo, por limite de blogs de alto alcance para sua persona. Na verdade, usar meios não muito escaláveis é uma boa estratégia para ganhar primeiros clientes.

O primeiro passo é achar blogs de nicho. Talvez seja difícil achar blogs que cobrem sua persona, mas há muitos jeitos diferentes de achar-los: 

  • Search Engines – Simplesmente procure por “Top blogs para x” ou “Melhor x blogs”.
  • Youtube – Fazer uma pesquisa das palavras chave do seu produto em canais de youtube mais populares da sua industria. Normalmente, esses canais estão associados a blogs ou referenciam eles. Pode ser aplicada também ao Dailymotion e Vimeo, outras plataformas de vídeo. 
  • Twitter – Você pode usar Followerwonk e Klout, duas ferramentas, para achar os melhores blogs da sua industria.
  • Social Mention – Ajuda a determinar sites que tem a maior frequência de menções por suas palavras chave.
  • Falar com pessoas – Uma das maneiras mais eficientes é simplesmente falar com as pessoas do ramo do seu negócio ou da persona procurando o que eles leem, perguntando diretamente. 

Faça conexões com esses blogs, achar interesses em comum e ver como eles pensam. Como? Vendo comentários, fóruns, e-mail, twitter, mensagem, eventos, skype, etc. O objetivo é fazer com que outros blogs tracionem você ao mencionar, escrever ou falar sobre você. 

O estudo de caso mais impressionante é o da Mint. Em 2007 eles lançaram um site simples de gerenciamento financeiro, e em menos de 2 anos anos foram comprados por $170.000.000 de dólares! Na fase inicial, Noah Kagan, diretor de marketing na época, tinha a meta de ter mais de 100.000 usuários em 6 meses. Para isso, ele criou uma planilha com uma lista de blogs que por testes pareciam promissores ou aqueles que tinham foco mundial, no seu nicho. 

Kagan, usando o bullseye, enumerou blogs, fez testes e descobriu que targeting blog era o canal mais promissor em relação a conversão. Ele entrava em contato com com eles, pedindo posts e matérias de cobertura sobre a Mint. Para melhorar esse canal, ele fez processo de patrocínio e acesso VIP. 

Insight: Trabalhe seus canais, mas também trabalhe a parte da inovação:

Guia de Inovação

  • VIP access – Para criar engajamento e vontade, ele pedia para entrar em uma lista de espera recomendada pelas pessoas, em troca de acesso VIP. Ele conseguiu 50.000 usuários por esse processo. Essa tática também deu uma melhora no SEO, ao gerar muitos links para o site. 
  • Patrocínio – Cada blog patrocinado iria colocar um pequeno anúncio da Mint em seu site por um período de tempo. Eles rastrearam cada anúncio para ver quais blogs foram mais eficazes e quantas pessoas se inscreveram. Não só esta abordagem contribuiu com mais de 10.000 pré-inscrições para o produto, mas também permitiu que eles pudessem compreender o tipo de usuário mais interessado em seu produto. Muitos blogueiros pessoais têm muitos leitores fieis, mas não ganham dinheiro com o blog. Ele simplesmente mandava mensagem: “Posso enviar-lhe US $ 500?” Como o assunto e disse-lhes um pouco sobre o produto que Mint estava tentando fazer. A maioria estava feliz em compartilhar um produto útil com seu público e ganhar algum dinheiro no processo.

 


PR – Public Relations 

PR (Public Relations) é o segundo canal de tração descrito no livro Traction!

PR refere-se a uma empresa de mensagens públicas de todos os tipos recebendo cobertura de meios tradicionais como notícias, jornais e revistas. Além do óbvio benefício da publicidade, os empresários ganham credibilidade ao entender e usar PR como um canal de tração quando ele se encaixa no caminho crítico do desenvolvimento da startup.

  • Como funcionam as mídias de relações públicas?

 Fundadores muitas vezes não têm certeza sobre como obter imprensa. O primeiro passo é entender como os meios de comunicação baseados na Internet funcionam. Os jornais têm pontos finitos para artigos. Blogs são diferentes, por que eles podem publicar um número infinito de artigos e cada artigo que eles publicam é uma chance para mais tráfego. A maioria dos sites de blogs ganham dinheiro com propagandas, então eles querem dirigir o maior número possível de visualizações de página. Exemplos: Huntington Post, Tech Crunch, etc. É melhor começar com os mercados que você sabe que você pode entrar. Os grandes meios de comunicação como, New York Times, são difíceis de entrar, mas estão sempre procurando novas histórias significativas de outras fontes menores. 

Em vez de esperar para envolver os indivíduos no momento exato em que você precisa de algo deles, tente usar uma abordagem mais pró-ativa: comece a construir relacionamentos com suas mídias preferidas. Há um valor incrível em ver as relações públicas diárias da sua startup como uma rua de mão dupla. 

  • Como se vender para PR? 

Siga influenciadores da sua industria e ache os blogs que eles normalmente linkam. Tenha sempre uma meta em mente quando escolher aonde focar seu pitch. Seja estratégico nesse momento! Encontre um meio de achar esses repórteres, seja comentando em blogs, ligando ou mandando mensagem no Twitter ( Foi exatamente assim que a DuckDuckGo, empresa de search engine, incluiu um artigo sobre eles. Amplie sua historia: 

  • Envie uma pequena história para sites da comunidade (como Digg, reddit, Hacker News, etc.) com audiências maiores.
  • Compartilhe em redes sociais para direcionar o conhecimento, que você pode ampliar com anúncios sociais.
  • Envie por e-mail aos influenciadores da sua indústria para comentários. Alguns deles irão compartilhá-lo com seu público. 

Nota: Os esforços de captação de recursos são substancialmente afetados pela Relação Pública. Os investidores precisam de informações para justificar suas decisões, e eles precisam de prova social, exemplos e evidências de que eles estão fazendo a coisa certa. Os investidores já sabem se querem investir em você ou não, e eles estão procurando a confirmação de que fizeram a chamada certa. PR é uma das coisas mais eficazes para mostrar que fizeram a coisa certa. 

Observação: Esqueça grandes mídias, como televisão e rádio! O relacionamento é difícil de se formar com esses repórteres e produtores. A chave é saber quando e a quantidade de recursos para se alocar em PR.


# Toda segunda postaremos um artigo falando sobre dois canais até chegar aos 19. Então se você se importa com seu negócio e quer fazer ele ser impulsionado, não perca o conhecimento diferenciado. 

 

Nos vemos em breve!

Deixe um comentário