Conheça os 19 canais de Growth Hacking para seu negócio!

foto-ampliada-842-f6

Se você acredita que só existem as maneiras que o seu negócio faz hoje em dia para fazer growth hacking, você está bastante enganado!

Baseado no livro Traction, existem 19 canais possiveis para atrair e reter potenciais novos clientes. Nesse artigo vamos apresentar os 19 canais de growth hacking existentes. Nas próximas semanas, o foco será explicar cada canal com a finalidade de te dar insumos suficientes para por suas estratégias em prática e então ajudar seu negócio a explodir que nem um foguete! Para você que não sabe o que é growth hacking, leia esse artigo (o mais visualizado por nossos seguidores) do assunto. Vamos aos 19:

     Targeting blogs

Startups populares como Codecademy, Mint, and Reddit começaram com targeting blogs. O objetivo é escolher blogs de nicho para falarem sobre sua empresa e seu produto. A Mint conseguiu mais de 40.000 pré-usuarios para seu software assim.

     PR

PR é public relations . PR refere-se a uma empresa de mensagens públicas de todos os tipos recebendo cobertura de meios tradicionais como notícias, jornais e revistas. Além do óbvio benefício da publicidade, os empresários ganham credibilidade ao entender e usar PR como um canal de tração quando ele se encaixa no caminho crítico do desenvolvimento da startup.

     Unconventional PR 

Unconventional PR são plataformas diferentes das padrões. Há duas maneiras, criar atenção de mídia para lançamento de algo por exemplo, como a RedBull sempre faz. E a segunda é apreciação do consumidor, enviando uma carta diretamente para ele por exemplo. Gera empatia e ainda tem a imprensa cobrindo se viralizar. 

     SEM 

Search engine marketing (SEM) é a publicidade voltada para consumidores em mecanismos de busca como Google e Bing. Nesse canal, mais de 100 milhões de dolares são gastos por dia. 

     SEO 

Search engine optimization (SEO) é o processo de garantir que seu site apareça bem na busca orgânica de palavras chave nos mecanismos de busca.

     Social and Display Ads

Já viu aqueles banners nos sites falando sobre algum produto? Então, isso é Social and Display Ads. Publicidade em sites populares como Youtube, Facebook e Twitter são meios excelentes de escalonar a busca de novos consumidores. 

     Offline Ads

Até mesmo hoje em dia, empresas gastam mais com publicidade offline do que online. TV, radio, revistas, etc, são exemplos de meios para atingir uma grande escala de novos consumidores ao por sua marca à mostra. 

     Content Marketing 

Muitas startups tem blog. Porém, a maioria não usa eles para tração. Produzir conteuúdo muito bom e util atrái engajamento, que em consequência atrái publicidade, gerando mais possibilidade de crescimento e engajamento para growth.

     Email Marketing 

Email marketing é um dos melhores meios para converter prospects enquanto retém e busca monetização dos existentes. Dica? Email é pessoal, quanto mais personalizado, melhor!

# Insight: Busca inovação no seu projeto?

Guia de Inovação

     Viral 

Viral marketing consiste em aumentar sua base de usuários encorajando eles para trazerem novos clientes. Ashish Kundra, da myZamana, utilizou viral marketing para crescer de 100 mil para mais de 4 milhões de clientes em menos de um ano.

     Business Development

Business development (BD) é o processo de criar estratégias de relacionamento que beneficiem ambas a sua empresa quanto a sua parceira. 

     Engineering as marketing

As habilidades de engenharia da sua equipe de marketing podem trazer tração de growth hacking para sua empresa ao criar ferramentas e recursos que atingem mais pessoas como calculadoras, widgets e microsites educacionais. 

     Vendas

Vendas é focado em criar processos que objetivam trocar produto por dinheiro. Transformar prospects em clientes reais. Isso envolve criar e gerenciar um funil de vendas, que gera prospecções e ligações continuamente, qualifica e converte em clientes pagantes. 

     Mercado de Afiliados

Empresas como Hostgator, GoDaddy e Sprout Social tem um programa de afiliados robusto que ajuda a trazer milhares de novos clientes de uma forma que tenha custo-beneficio. Afiliar empresas ou pessoas físicas que tragam clientes ganhando comissão pela venda. 

     Existing Plataforms 

Existing plataformas são Web sites, app ou redes, como Facebook, Twitter e Pinterest, que obtém milhares ou dezenas de milhares de clientes. Focar nessas platormas é focar seus esforços de growth para pegar alguns desses milhares de usuários para virarem clientes de seus produtos. 

     Trade Shows 

Trade shows oferecem a oportunidade de mostrar seus produtos em pessoa. Eventos específicos de uma indústria e feitos para aumentar a comunicação de empresas e clientes. Pode usar de início para ganhar interesse, e mais tarde para mostrar grandes lançamentos, selar parcerias ou qualquer ação integradora do funil de vendas.

     Offline Events

Patrocionar ou rodar offline events, desde encontros até conferências gigantes, pode ser um meio primário de conseguir tração. Isso serve como oportunidade para encarar seu cliente de frente e entender os problemas deles diretamente. Caso tenha estratégias de marketing digital por exemplo que não funcionem, você usa esses eventos para se comunicar e alcançar de uma maneira mais eficiente usuários ou potenciais usuários.

     Palestras de Engajamento

Esse canal é importante para atrair atenção direta do seu público. Engajar por uma palestra de alta qualidade chama muita atenção de novos consumidores. 

     Community Bulding 

Por fim, esse ultimo canal tem o objetivo de investir em conexões entre seus clientes, estimulando essa comunicação e ajudando eles a trazerem novos clientes para o entendimento da sua empresa. Empresas como Zappos, Wikipedia, e Stack Exchange cresceram apartir de uma comunidade apaixonada por seus produtos.

 

Atenção: Bastante cuidado para não atacar todos os canais! Faremos um artigo em breve com uma estratégia de como trabalhar de maneira sustentável e metrificada, a decisão de escolha dos melhores canais de growth hacking. Por isso, curta nossa fanpage para receber antes de todos!

Nos vemos em breve!


#Bullseye – Framework para escolher o melhor canal de tração!

#1 – Targeting Blogs & PR

#2 – Unconventional PR & SEM

#3 – Social Ads & SEO

#4 – Offline Ads & Content Marketing

#5 – Viral & E-mail Marketing

#6 – Vendas e Business Development

#7 – Afiliados & Engineering as Marketing

 

 

Deixe um comentário