KPI - Key Performance Indicator - handwritten text in a notebook on a desk - 3d render illustration.

 Se você é empreendedor, com certeza já ouviu falar dos famosos KPIs. A sigla vem da expressão em inglês Key Performance Indicator, que em português significa indicadores de desempenho. Os KPIs são ferramentas aplicadas na gestão de negócios para avaliar uma empresa, pensando em fatores externos (relação com o cliente, brand awareness e market share, por exemplo) e internos (qualidade, utilização dos recursos, produtividade), com o objetivo de otimizar suas atividades e rendimentos.

 Pode parecer incrivelmente difícil quantificar alguns desses fatores, afinal de contas os resultados não dependem apenas de uma pessoa, mas do trabalho de uma equipe que está dividida em diversas funções e setores. Os indicadores, porém, são ferramentas valiosíssimas na administração de um negócio próspero e precisam estar entre as atividades da sua empresa. E nós vamos te explicar por quê. Acompanhe:

Quais são os tipos de KPIs?

 Existem vários tipos de indicadores de desempenho, e cabe ao empresário selecionar aqueles que melhor se adequam à realidade de negócio. É interessante também estabelecer parâmetros de investigação individuais e por departamento ou setor. Assim, os resultados serão bem detalhados e permitirão uma análise profunda, que observa até mesmo as forças particulares de cada funcionário.

 Existem indicadores de qualidade, lucratividade, capacidade, valor, inovação, entre outros, mas, por enquanto, vamos focar nos indicadores de produtividade.

Como funcionam os indicadores de produtividade?

 Esses indicadores estão intimamente ligados ao conceito de eficiência, ou seja, a relação entre os recursos disponíveis e os resultados obtidos. Se uma costureira consegue pregar 50 botões por hora enquanto uma outra prega 100, é claro que a costureira 2 é mais produtiva do que a primeira, certo?

 Os indicadores tornam sua linha de produção cada vez mais ágil e menos dispendiosa, pois é possível identificar desperdícios, otimizar funções ou oferecer feedbacks e treinamentos para aqueles funcionários que não estão alcançando seu potencial completo.

 Durante o estudo dos indicadores de produtividade, é essencial que os responsáveis pela aplicação desse método conheçam a fundo a instituição, pois a falta de uma visão global pode influenciar no resultado e gerar um desbalanço do processo, ou seu entravamento. Qualquer mudança ou corte deve levar em conta todos os passos da produção, e todas as pessoas envolvidas nisso.

Quais são os benefícios que os KPIs oferecem?

 Os indicadores de performance ajudam a visualização da empresa como um todo e, justamente por isso, capacitam o gestor para tomar decisões conscientes, reorganizar recursos, identificar erros, oferecer soluções e promover o crescimento e bem-estar dos trabalhadores. Um empreendimento com resultados consistentes é um em que todos os setores têm suas estratégias e metas alinhadas, e os funcionários sabem como sua função contribui para o processo produtivo. Além disso, com os KPIs em mãos, divulgar resultados com transparência para os stakeholders é mais simples e rápido.

 A gestão desse processo é complexa, mas pode ser mais fácil com a ajuda de um software voltado para o acompanhamento dos KPIs e especificamente projetado para a sua empresa, que leve em consideração todas suas particularidades.

 Ficou com alguma dúvida a respeito dos assuntos tratados aqui ou tem algum ponto que gostaria de discutir com a gente? Deixe um comentário e vamos conversar!

Deixe um comentário