Bullseye Framework para alavancar sua tração!

1442019253452

Está difícil escolher qual canal de tração é o melhor? Há muitos que usam só Facebook e no máximo SEM. Sinceramente, há 19 canais diferentes para fazer tração e escolher o melhor é essencial. Como? Conheça agora o framework Bullseye pra te ajudar:

Com 19 canais diferentes de tração para considerar, achar aquele para focar é algo complicado. Por isso foi criado o framework Bullseye para acertar o alvo e escolher o melhor canal para trazer tração para seu negócio. Como o bilionário fundador do e investidor antigo do Facebook, Peter Thiel colocou: má distribuição dos canais – e não produto – é a principal causa de falha das startups. Vamos aos três passos da estratégia:

Ainda fizemos artigos sobre explicando cada canal de tração e como você pode usufruir deles lá em baixo nesse artigo!

   The Outer Ring: O que é possível

O primeiro passo desse framework é o brainstorming de cada um dos canais. Se fosse anunciar off-line, qual seria o melhor local? Se fosse dar uma palestra, quem seria a audiência ideal? Imagine como o sucesso ocorreria em cada canal. Tudo começa com hipóteses, nada é certo nesse inicio.

 # Dica? Não tenha preconceito. Não descarte nenhum canal por opinião própria.

Pense em pelo menos uma ideia para cada canal.  Por exemplo, os anúncios sociais são um canal de tração. Especificamente, a execução de anúncios no Reddit, no Twitter ou no Facebook é uma estratégia de canal nos anúncios sociais.

Não sabe por onde tirar ideias? Leia o livro Traction, é um ótimo começo! Depois, entreviste pessoas antigas da empresa, funcionários, veja como concorrentes conseguem clientes e como gastam dinheiro com marketing em estratégias que não dão em nada.

   The Middle Ring: O que é provável

O segundo passo é bem simples: Executar testes de tração baratos nos canais que parecem mais promissores. Vá em torno de seu anel exterior e promover suas ideias melhor canal de tração para o seu anel do meio.

O que é melhor fazer? Que você tenha mais de um canal no seu anel intermediário porque não queremos que você desperdice tempo valioso em testes de canais sequenciados quando você pode fazê-lo igualmente bem em paralelo. Você pode executar várias experiências ao mesmo tempo porque os testes demoram algum tempo para serem executados depois de serem configurados. No entanto, fazer muitas coisas em paralelo leva a erros de falta de foco, o que significa que o número precisa ser um pouco baixo.

O teste barato deve rodar baseado nessas 3 perguntas:

    1. Quanto vai custar para adquirir clientes através deste canal?
    2. Quantos clientes estão disponíveis por este canal?
    3. São os clientes que você está recebendo através deste canal o tipo de clientes que você quer agora?

Alguns fundadores erram  esta etapa por que prematuramente escala seus esforços de marketing. Tenha em mente que, ao testar, você não está tentando obter muita tração com um canal ainda. Em vez disso, você está simplesmente tentando analisar sua capacidade. Sua principal consideração neste momento é a velocidade – para obter dados e provar suas suposições.

Você quer projetar testes de menor escala que não exigem muito custo inicial ou esforço. Por exemplo, execute quatro anúncios do Facebook contra quarenta. Você deve ser capaz de obter uma ideia aproximada da eficácia de um canal com no máximo mil dólares e um mês de tempo. Muitas vezes, será mais barato e mais curto.

   The Inner Ring: O que está funcionando

O terceiro e último passo do Bullseye é focar apenas no canal que moverá a agulha para a sua inicialização de tração: o canal principal.

Dos resultados que acompanhar, irá ter um canal que dará números promissores. Nesse caso, foque todos os esforços nesse canal. O objetivo desse passo de foco é espremer o melhor desse canal, fazendo novamente testes para que otimizem o principal ao mergulhar profundamente nele. Se algum canal não chamar atenção o suficiente, repita o teste!

Esse passo começa a ficar complicado para os empreendedores quando eles se distraem com esforços em outros canais. Por exemplo, suponha que você executou testes em três canais de tração: SEM, feiras e publicidade. Search engine marketing foi o mais promissor, e assim você decide se concentrar nele e torná-lo seu canal principal. No entanto, seus outros dois canais mostram resultados, embora muito menos.

Há uma tendência natural para fazer mais feiras e publicidade porque você sabe que eles vão funcionar de uma maneira ou de outra. Isto é um erro. Você deve gastar todos os seus esforços em seu canal principal porque descobrir estratégias e táticas adicionais dentro dele terá um efeito maior do que usar esses canais secundários. Eles estão distraindo.

Insight: Atraia clientes e ao mesmo tempo seja inovador!

Guia de Inovação

Isto é ainda mais confuso porque muitas vezes focando em seu canal principal envolve estratégias de canal que utilizam outros canais de tração. Um canal ainda é dominante, mas outros alimentam-se dele.

  # Exemplo: Você verá que um foco em search engine optimization (SEO) exige obter links para seu site, e uma boa tática para obter links está recebendo publicidade (outro canal de tração). Da mesma forma, o marketing viral é muitas vezes construído em marketing por e-mail ou plataformas existentes como o Facebook (dois outros canais de tração). No entanto, em ambas as situações um canal é dominante na medida em que é a sua estratégia de tração do núcleo. Você está usando esses outros canais para apoiar essa estratégia, ao contrário de buscar várias estratégias de tração de uma só vez.

  # Conclusão: Use essa estratégia para nortear a explosão de tração do seu negócio. Seja inteligente de segui-la, medi-la e pivota-la. Curta nossa página e assine nossa newsletter para receber os próximos conteúdos do mesmo tema!


#0 – 19 Canais de Tração

#1 – Targeting Blogs & PR

#2 – Unconventional PR & SEM

#3 – Social Ads & SEO

#4 – Offline Ads & Content Marketing

#5 – Viral & E-mail Marketing

#6 – Vendas e Business Development

#7 – Afiliados & Engineering as Marketing

 

Deixe um comentário