aprenda-a-usar-16-ferramentas-tecnologicas-indispensaveis.jpeg

O mundo de hoje está cada vez mais digital e conectado. Não dá pra negar: a internet e a tecnologia estão cada dia mais presentes em qualquer aspecto da nossa vida — profissional, social ou pessoal.

Em um mercado global e altamente competitivo, é essencial que qualquer negócio saiba aproveitar as ferramentas tecnológicas disponíveis para melhorar a experiência do usuário (user experience), obter vantagens competitivas e conseguir se destacar entre os demais concorrentes.

São muitas as ferramentas que podem auxiliar você na condução de trabalhos, de qualquer lugar que você esteja. É possível contar com soluções para melhorar a comunicação na empresa, para fazer apresentações matadoras e até mesmo organizar a sua rotina!

Quer conhecer sobre algumas dessas ferramentas? Confira o nosso post de hoje!

Ferramentas para colaborar em projetos

1. Trello

Utilizado e aprovado por milhões de pessoas, o Trello é um aplicativo de gerenciamento de projetos que, após explodir em escala mundial em pouco tempo, acabou virando uma empresa independente. Funciona no modelo freemium, com muitas funcionalidades na sua Business Class.

2. Jira

JIRA é uma ferramenta de rastreamento de bugs e de gerenciamento de projetos. Ela combina a caça aos problemas à coordenação ágil de projetos, ao fluxo de trabalho personalizado, e a uma estrutura de integração para aumentar a velocidade de sua equipe de desenvolvimento de software.

3. Drive

O Drive é o serviço de armazenamento e sincronização de arquivos, que permite edição colaborativa de planilhas, documentos de texto e apresentações. Com seus próprios editores desses arquivos, o Google conquista uma grande parcela dos utilizadores deste tipo de ferramenta com um enorme espaço de armazenamento já na modalidade gratuita.

4. Dropbox

Líder mundial em serviços de armazenamento e sincronização em nuvem, o Dropbox conta com 2GB de espaço de armazenamento gratuito já na inscrição — você pode ganhar até 16GB de espaço de armazenamento sem pagar nada. Basta indicar novos usuários para o Dropbox, que disponibilizará 500MB por indicação.

5. OwnCloud

O OwnCloud é uma plataforma de código aberto com sincronização de arquivos e compartilhamento com versões disponíveis para desktop e móvel. A interface web tem aplicativos para fotos, calendário, contatos, notícias/RSS, favoritos, notas, música e muito mais através de uma plataforma bastante amigável.

Ferramentas para melhorar a comunicação

6. Skype

Skype é o serviço de voz sobre IP e mensagens instantâneas mais popular do mundo. Ele permite aos usuários comunicação via texto, vídeo e chamada de voz pela internet. Gratuito na versão de entrada (perfeita para uso pessoal e para empresas de até 20 funcionários), também é possível ligar para telefones fixos e celulares, pagando à parte preços competitivos por créditos próprios do Skype.

Já no Skype for Business, com um custo baixíssimo por usuário você pode adicionar até 250 pessoas para reuniões online, contar com segurança de nível empresarial para gerir contas de funcionários e contar com integração total em seus aplicativos do Office.

7. Hangouts

É o aplicativo de mensagens instantâneas do Google. Ele permite enviar e receber mensagens, fotos e até mesmo fazer chamadas de voz e vídeo individuais ou em conferência gratuitamente.

Existe um limite de 10 pessoas participantes por chamada e, dentro dela, os participantes podem se conectar via ligação telefônica (versão mobile), contar com o chat em grupo, compartilhamento de documentos e assistir a vídeos do YouTube de maneira sincronizada (versão desktop).

8. Appear.in

Aplicativo gratuito para reunir-se por vídeo com até 8 pessoas. É possível criar a seu própria sala e compartilhar o link, sem que haja necessidade de registro. O Appear.in pode ser usado em qualquer computador pelo navegador e em smartphones ou tablets.

9. Slack

No Slack você pode criar diversos canais de mensagens — abertos ou privados, um para cada projeto, tópico ou time específico. Envie também mensagens diretas, compartilhe arquivos e conecte ferramentas externas, concentrando suas notificações no Slack, e ainda pesquise por todo esse conteúdos armazenado em um arquivo central.

Ferramentas para uma apresentação matadora

10. Canva

Com mais de 10 milhões de usuários, esta ferramenta coloca em suas mãos tudo o que você precisa para expressar suas ideias, com um design deslumbrante. Com o Canva é muito fácil criar projetos para web ou impressão: de um blog a apresentações, de capas do Facebook para a página da empresa a folhetos, cartazes e convites.

11. Prezi

O Prezi permite que qualquer um transforme uma ideia de guardanapo em apresentações não-lineares impressionantes com relações e zoom em detalhes. Ele ainda se adapta ao tempo da apresentação, sem que haja a necessidade de pular trechos ou slides.

Aliás, ao contrário dos slides, o Prezi é um programa que incentiva a quebra da linearidade, com um mundo de possibilidades na conexão das suas ideias, saindo de aspectos gerais para detalhes profundos de uma maneira atraente e informativa.

Ferramentas para organizar o seu dia a dia

12. Evernote

O Evernote é um programa que serve como banco de anotações para o que você quiser. Seu uso é bem simples e a pesquisa interna do app é bem eficaz. Para quem passa o dia lidando com um número alto de informações e precisa catalogá-las de forma eficiente, o Evernote é sem dúvidas a solução ideal.

13. Wunderlist

O Wunderlist ajuda milhões de pessoas em todo o mundo a capturar as suas ideias, coisas pra fazer e lugares pra ver. Seja pra trabalhar em um projeto ou fazer um planejamento de distribuição de tarefas durante as férias de um membro do time, o Wunderlist facilita muito a criação de listas e a definição de prioridades.

14. RescueTime

Entenda exatamente como você gasta o seu tempo e direciona a sua atenção com este aplicativo. Sem precisar entrar com nenhum dado, o RescueTime informa a você os sites e softwares que você mais usa, reduzindo drasticamente a procrastinação e aumentando sua eficiência, podendo ainda comparar sua eficiência com a média dos usuários para estabelecer metas mais diretas.

Ferramentas tecnológicas para pesquisas

15. SurveyMonkey

Muito provavelmente você já respondeu a alguma pesquisa feita por esta ferramenta. Com versão de entrada gratuita, o SurveyMonkey é flexível e escalável o suficiente para satisfazer todas as suas necessidades quanto a retornos internos ou externos.

Criar uma pesquisa é muito rápido e fácil, bem como obter os resultados. Assim, você vai passar para a análise os dados de que precisa da maneira mais simples possível.

16. Forms

Mais um aplicativo do Google, o Forms é uma ferramenta que faz parte do Drive e permite a coleta de informações de usuários através de uma pesquisa personalizada. Você pode conferir os resultados muito bem organizados, já que as informações recolhidas são transportadas automaticamente para uma planilha de cálculo com o mesmo nome que você deu ao formulário que criou.

Viu como todas essas ferramentas são de grande auxílio para o dia a dia na empresa? Com elas você terá muito mais organização e produtividade em todo e qualquer lugar, usando as plataformas de mobilidade atuais e permitindo trabalhos remotos no local do cliente ou até mesmo de casa!

E então? Gostou de aprender sobre essas ferramentas tecnológicas indispensáveis? Para ficar por dentro de mais conteúdos como este, curta e siga os nossos perfis nas redes sociais!

Aproveite para clicar aqui e saber como tudo começou para a Finxi

Deixe um comentário