6-solucoes-tecnologicas-para-pme.jpeg

Todas as organizações precisam investir em soluções tecnológicas para crescer e se desenvolver no mercado. E esse processo é ainda mais importante para as pequenas empresas, que precisam realizar suas atividades com recursos limitados, mas de forma altamente produtiva.

Quer que a sua empresa cresça e faça a diferença no mercado? Então fique de olho nas 6 soluções de tecnologia que a sua PME deve ter:

1 – Monitoramento da internet corporativa

Atualmente, grande parte das negociações nas organizações é realizada com o auxílio da internet, o que gera mais rapidez e ganhos em termos de produtividade.

O problema é que, devido à quantidade de ameaças virtuais existentes, os arquivos corporativos e a rede interna da empresa podem ser expostos. Por isso, é importante que a internet seja monitorada pelo setor de TI, para garantir a segurança online da empresa.

Além disso, também é relevante monitorar a internet para se criar um histórico das atividades da empresa, já que o monitoramento também armazena muitos dados importantes da organização.

2 – Banco de dados estruturado

Uma das soluções tecnológicas mais inteligentes para as empresas é trabalhar com um sistema de banco de dados totalmente estruturado, o que garante uma melhor organização de dados e arquivos, facilitando o trabalho dos colaboradores.

Além disso, a gestão de um banco de dados permite uma maior segurança das informações e evita vazamentos, já que apenas pessoas autorizadas terão acesso a ele.

3 – Backup de arquivos

Uma solução tecnológica imprescindível para todas as PME’s é o backup, que garante a integridade dos arquivos corporativos da empresa, em caso de qualquer tipo de falha no sistema.

Para as pequenas empresas, ele é ainda mais importante, já que uma perda de dados pode ser fatal para o negócio.

4 – Políticas de segurança

Ainda que se trate de pequenas empresas, a implementação de políticas de segurança é um caminho essencial para que os processos da organização se mantenham alinhados e ela possa crescer.

Por isso, o setor de TI deve implantar e fiscalizar as políticas de segurança, para manter a integridade de arquivos, dados e processos corporativos. Assim, é possível estabelecer um sistema organizado e produtivo.

5 – Suporte técnico 

Uma organização que trabalha com servidores, redes e computadores precisa ter um suporte a esses equipamentos, softwares e aplicativos instalados.

Garantir o bom funcionamento de toda essa estrutura é uma solução tecnológica essencial para que o dia a dia da empresa não passe por imprevistos.

Contar com um bom suporte técnico garante que todos os sistemas se mantenham devidamente atualizados e possam atender à demanda do negócio sem quaisquer problemas.

6 – Sistemas eficientes e de otimização

Para que a empresa cresça e se desenvolva, é importante investir em sistemas que aumentem a eficiência de seus trabalhos e que possam otimizar todo o seu negócio.

A tecnologia de telefonia IP e a instalação de um firewall interno são dois bons exemplos. Com o primeiro, a PME consegue fazer ligações a um custo bem mais reduzido do que na telefonia convencional. Já o segundo garante maior segurança para a rede da empresa, impedindo que invasores e criminosos atuem.

Para que as pequenas empresas se mantenham atuantes no mercado e possam crescer, é necessário investir nessas e em outras soluções tecnológicas, para se manter sempre à frente e de olho nas novidades.

Você é empresário e gostou desse artigo? Tem mais sugestões de soluções tecnológicas? Então deixe a sua opinião nos comentários!

 

Deixe um comentário