6-metricas-de-marketing-importantes-para-a-sua-empresa.jpeg

Toda empresa que deseja melhorar a gestão e crescimento de um negócio, deve adotar um conjunto de métricas para acompanhar seus processos produtivos. Para tanto, as empresas devem encarar a tecnologia como uma importante aliada aos objetivos estabelecidos pela organização, a fim de se alavancar o desempenho de seus diversos departamentos e atrair clientes. Neste post, apresentaremos algumas métricas de marketing que não podem ficar de fora de sua análise.

Geração de leads

Um indicador fundamental para uma ação de marketing é a geração de leads. Muitas pessoas serão impactadas com o marketing — é interessante metrificar isso também —, mas apenas algumas delas se tornarão leads. O lead é o contato qualificado (que possui poder de decisão) de uma pessoa que demonstra interesse em algum produto ou serviço que sua empresa oferece.

Estes leads podem ser coletados através cadastros para receber materiais de interesse da pessoa. Tenha em mente que quanto maior a quantidade de pessoas impactadas por suas ações de marketing, maior a possibilidade de se conseguir leads, sendo que a taxa de conversão de suspects em leads gira em torno de 10% do total de pessoas impactadas.

Conversão de leads em negociações

Outra métrica que deve ser observada é o volume de conversão de leads em negociações, pois de nada adianta realizar um trabalho para a identificação de leads qualificados, se eles não gerarem receita para a empresa. Os leads qualificados devem ser encaminhados à equipe comercial para, então, serem convertidos em negociações.

É importante, também, mensurar o número de negociações que realmente se concretizaram. O índice de conversão negociações em vendas consiste exatamente em acompanhar este processo e pode, também, ser utilizado como uma métrica de desempenho da equipe de vendas.

Produtividade de cada departamento

De nada adianta você investir milhões em marketing, se o desempenho de sua equipe não estiver de acordo com as expectativas da empresa. Por isso, é fundamental você acompanhar, por exemplo, o volume de produção diária, semanal e mensal de cada setor.

Para seu time de vendas, por exemplo, pode-se adotar o volume de concretização de vendas de cada membro da equipe, levando em consideração o número de leads que se tornaram uma negociação e, ainda, o tempo desprendido para tanto.

CAC, LTV e ROI

Primeiro, vamos entender estas siglas:

  • CAC – Costumer Aquisition Cost: Custo de aquisição de cliente;
  • LTV – Lifetime Value: Valor da vida útil de um cliente;
  • ROI – Return Over Investiment: Retorno sobre o investimento.

Quando falamos em LTV, nos referimos ao tempo em que um determinado cliente permanece como cliente de uma empresa, o CAC serve para avaliar o quanto a empresa está gastando para converter um lead qualificado em cliente.

Estas duas métricas são fundamentais para se calcular o ROI, afinal, você precisa saber o quanto que você gastou para adquirir um cliente, e se ele está dando um retorno positivo ou negativo, em relação ao investimento.

CHURN

O CHURN é uma métrica utilizada para indicar a média de clientes perdidos de uma empresa, levando em conta as perdas financeiras e o volume que representam em um determinado período, sendo indicado seu acompanhamento através de levantamentos mensais, trimestrais e anuais e compará-los para acompanhar sua evolução.

Satisfação de clientes

Tão importante quanto às demais métricas, medir o nível de satisfação dos clientes com seu produto ou serviço, permite descobrir possíveis falhas no processo de vendas ou de pós-venda. Lembre-se que um cliente perdido é muito caro para se reconquistar.

Para a identificação de satisfação, pode-se utilizar o sistema de Net Promoter Score (NPS), que consiste em perguntar a seus clientes se eles recomendam sua marca, produto ou serviço, escalonando as alternativas de zero a dez, sendo que zero significa que “não recomendariam” e dez que, “com certeza recomendariam”.

É importante lembrar que as métricas de marketing citadas acima, são comuns a muitas empresas, porém, existe uma infinidade de métricas que podem (e devem) ser aplicadas de acordo com as necessidades de sua empresa, variando de acordo com o que se deseja analisar, pois será através delas que você poderá identificar por quais rumos sua empresa está trilhando.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as métricas de marketing, clique aqui e veja esta postagem. Aproveite sua visita e deixe suas experiências em nossos comentários!

Deixe um comentário