5 Passos para Potencializar sua Oratória!

man-person-suit-united-states-of-america

 

Todos nós empreendedores sabemos o quão é importante saber vender sua ideia e você a todo momento. Primeiro passo? Procure potencializar sua oratória sempre! Falar bem e de uma maneira persuasiva te diferencia dos demais.

Você já percebeu que quando você comunica com alguém não é somente palavras que você escolhe dizer que dizem quem você é ou o que você quer passar, entenda um pouco do que pode significar isso.

“Você é a mensagem.”

O que isso significa exatamente? Para potencializar sua oratória, você tem que entender que quando se comunicar com alguém, não é apenas as palavras que você escolhe para enviar para a outra pessoa que compõem a mensagem. Você também está enviando sinais sobre que tipo de pessoa você é, pelos seus olhos, sua expressão facial, o movimento do corpo, o seu tom, timbre, volume e intensidade vocal, o seu compromisso com a sua mensagem, o seu senso de humor, e muitos outros fatores.

A pessoa que recebe é bombardeado com símbolos e sinais de você. Tudo que você faz em relação a outras pessoas faz com que elas façam julgamentos sobre o que você representa e o que sua mensagem é. “Você é a mensagem” se resume ao fato de que, a menos que você se identifique como um andar, falar, mensagem, você perca esse ponto crítico e coloque tudo a perder antes de abrir a boca.

As próprias palavras são sem sentido a menos que o resto de você esteja em sincronia. O total afeta a forma como os outros pensam e respondem a você.

“You are the massage” – Roger Ailes

Insight: Bom de oratória mas falta inovação no projeto?

Guia de Inovação

Obter uma opinião favorável é a meta de todo orador, segundo pesquisas o ser humano tem mais medo de falar em público do que morrer, existem algumas dicas que podem servir de apoio para que possamos ser confiantes e ter força e manter o interesse de nosso público.

São as dicas para Potencializar sua Oratória:

 

  1) Conquiste a confiança fazendo-se dela merecedor

“A sinceridade com que fala um homem”, disse Alexander Woolcott, “imprime à sua voz um tom de verdade que perjuro algum pode fingir.” Especialmente quando o objetivo de nossa fala é convencer, é necessário ajustar nossas próprias ideias com o fulgor íntimo que emana da convicção sincera. Precisamos primeiro estar convencidos, antes de tentar convencer os outros.

  2) Obtenha uma resposta afirmativa

O orador habilidoso obtém, de início, inúmeras respostas positivas. Dessa forma, ele terá estabelecido o processo psicológico de deslocar os seus ouvintes no sentido da direção afirmativa. É como o movimento de uma bola de bilhar. Impelida em uma direção, será necessária alguma força para desviá-la, e mais força ainda para enviá-la de volta na direção oposta.

  3) Fale com Entusiasmo contagiante

Emprego a palavra “contagiante”, pois entusiasmo é exatamente isso. Ele derruba todas as ideias opostas e negativas. Quando o seu objetivo, leitor, for convencer, lembre-se de que é mais proveitoso suscitar emoções do que fazer surgir ideias. Os sentimentos são mais poderosos do que as frias ideias. Para suscitar emoções é necessário que se seja intensamente sincero.

Não importa que frases bonitas possa alguém vocalizar, não importa as ilustrações que possa reunir, não importa a harmonia de sua voz e a graça de seus gestos; se não falar sinceramente, tudo isso não passará de armadilhas douradas e vazias. Se você quer impressionar um auditório, impressione-se primeiro. Seu espírito, brilhante através de seus olhos, irradiando-se através de sua voz e proclamando-se através de sua atitude, comunicar-se-á com os seus ouvintes.

  4) Demonstre respeito e afeição pelo seu auditório

Todo ser humano possui um sentimento íntimo de valor, de importância, de dignidade. Fira um desses sentimentos e você terá, para sempre, perdido essa pessoa. Assim quando você ama e respeita uma pessoa, você a está elevando e, por conseguinte, ela o amará e respeitará.

  5) Comece de uma maneira amistosa

Nosso problema ao falar para convencer outras pessoas, ou impressioná-las, é justamente esse: implantar a ideia em suas mentes e evitar o surgimento de ideias opostas e contraditórias. Quem tiver habilidade em assim proceder tem o poder de falar e de influenciar outras pessoas. É aqui, exatamente, onde serão úteis as regras do meu livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas.”

Estas dicas para Potencializar sua Oratória são preciosas para que você seja mais interessante ao falar em público e lembre-se “você é a mensagem”.

untitled

Autor: Celso Moutinho

Link para site: www.ilabr.com.br

Deixe um comentário