5 ferramentas para te ajudar a tirar a ideia do papel sem precisar programar

boraxobrand

Ok, você identificou uma oportunidade de negócio, já validou a demanda, conversou com várias pessoas e até tem uma boa lista de possíveis compradores. Então, agora precisa de algo um pouco mais palpável, um protótipo, um sistema web, um aplicativo ou hardware simples. E agora, o que fazer? Não sabe programar? Correr atrás de um amigo programador? Contratar um? Contratar uma agência? Entrar numa faculdade de tecnologia?

Não quero e nem vou aqui criar um caminho perfeito, ou ditar regras, mas vou dar uma das possíveis soluções. Analisando o cenário de muitos empreendedores iniciantes, que realmente estão dispostos a viver intensivamente seu negócio, transformar a realidade a sua volta, resolvendo um problema da sociedade, vejo que a maioria tem que tirar leite de pedra. Seja por falta de recursos financeiros, sócios, conhecimento técnico, experiência, e aí vai. Diante dessa realidade, um problema se instaura: atrair esses recursos para seu projeto sem ter nada! Como convencer alguém a investir na empresa?

# Nota: Quer aprender mais? Dá uma olhada nesse ebook!

Como atrair gente boa para trabalhar com você fulltime? Eu acredito que é fazendo algo com suas próprias mãos. Isso mesmo, crie a primeira versão, a mais tosca possível, com seu próprio suor. Você não precisa de um sistema perfeito no início.

Nós herdamos da era industrial e do modus operandi das grandes corporações uma mentalidade na qual acreditamos que, para lançar um produto, ele precisa estar perfeito. Mas isso não funciona mais assim. Basta estudar as primeiras versões de produtos de grandes startups. Muitas delas nasceram de sites com formulários básicos, ou protótipo de aplicativos. 

# Insight: Por a mão na massa precisa de uma pitada de inovação para ter sucesso

Guia de Inovação

 

   Wordpress

Resultado de imagem para wordpress

WordPress é uma plataforma para criação de sites e blogs, que hoje corresponde a 25% de todos os sites na Internet. É extremamente poderosa, com milhares de templates de sistemas para se usar, gratuitos ou pagos. Tem template com as funcionalidades de ecommerce, de site de restaurante, de rede social, gestão de curso online, e muito, muito mais! É uma ótima maneira de você conseguir sair do papel e botar pra rodar algo, em muito pouco tempo. Com isso você já entenderá melhor o seu público e, dependendo do seu modelo de negócios, já começa a faturar alguma coisa.

   Launchrock

 

Resultado de imagem para launchrock

LaunchRock é um site para se criar landing pages, que são páginas para se capturar interessados no seu projeto ou negócio. Basicamente essa página tem um vídeo ou texto explicando do que se trata o projeto e um formulário para interessados, ou até mesmo um botão de venda. O LaunchRock facilita muito esse processo, com várias funcionalidades integradas de e-mail, analytics e templates muito legais pra te ajudar.

   Webflow

 

Resultado de imagem para webflow

WebFlow é uma ferramenta que facilita muito na criação de sites, navegação, e pode até te ajudar na criação de um protótipo de aplicativo navegável. Ele facilita muito a parte de design gráfico, oferecendo vários efeitos e customização. Vale muito a pena conhecer.

MIT App Inventor

 

 

Resultado de imagem para mit app inventor

MIT App Inventor é uma ferramenta online gratuita para você criar aplicativos Android. Através dele você consegue criar protótipos funcionais, podendo instalar os aplicativos no seu celular e publicar na Google Play normalmente. Ele é muito poderoso, pois você consegue programar as funcionalidades, como tirar foto, pegar posição GPS, acessar a Internet e acessar normalmente qualquer recurso do celular, além dos componentes gráficos comuns, como listas, botões e imagens.

   Arduino

 

Resultado de imagem para arduino

Se você tem uma ideia de projeto físico, um hardware, com certeza a melhor forma de fazer um protótipo a um baixo custo e baixa complexidade técnica, é usando o Arduino. Ele é uma plaquinha eletrônica super acessível (inclusive foi desenvolvida por designers devido a dificuldade de criar projetos de engenharia) onde você consegue programar funcionalidades para ela usando sensores e atuadores. Por exemplo, você pode programar a plaquinha para disparar um apito quando uma determinada o ambiente atingir uma determinada temperatura. Esse é só um exemplo, vale a pena você dar uma olhada na internet e ver os infinitos projetos que podem ser criados. Inclusive alguma coisa parecida com o que você está criando já pode estar disponível na Internet para você se basear.

 

Esses são apenas algumas ferramentas e plataformas com as quais você pode partir para ação com seus projetos, sem se preocupar muito com programar. Se você está com sede pra fazer acontecer, aprender a usar alguma delas não será dificuldade e você conseguirá ver o embrião da sua empresa nascendo. Uma coisa posso te garantir, depois que você ver seu projeto, mesmo que bem simples, funcionando, seu tesão em vê-lo evoluir vai aumentar muito. Também terá algo para mostrar para possíveis investidores, e principalmente, possíveis sócios. Eles verão que você está comprometido com ele e se inspirarão em entrar nessa jornada com você.

 

Parceiro: Boot

Link para site: cursoboot.com/blog

Deixe um comentário